Por: Álvaro Perazzoli
Em 2007, a história de Hunter Thompson, o inventor do Gonzo Jornalismo, foi reproduzida em um documentário narrado por Johnny Depp, que interpretou o próprio Thompson em “Medo e Delírio em Las Vegas” (1998). O longa chama-se “Gonzo: Um Delírio Americano“.
A virtuosa trilha sonora e a narração de Johnny Depp é um resgate ao primeiro filme. Excelentes escolhas de personagens na entrevista e uma ótima montagem.
Nesta obra dá para ter uma noção da loucura e as contradições da vida do pai do Gonzo Jornalismo.
Interessante a posição neutra dos diretores em mostrar um Thompson “vilão” quando se coloca claramente em defesa dos candidatos de sua preferência.
Gonzo Jornalismo é erroneamente confundido com jornalismo parcipativo. O Gonzo vai mais a fundo e tem um contexto underground por explorar submundos, como o das drogas, crimes e prostituição. No jornalismo convencional, o jornalista narra os fatos como um mero observador, no Gonzo Jornalismo, há uma participação direta no fat
Não é habitualmente usado, sendo ainda polêmico nos dias atuais e mal visto por profissionais conservadores de comunicação. Atualmente um programa brasileiro que tem um “Q” de “gonzismo” é “A Liga“, exibido nas terça-feiras às 22hs pela TV bandeirantes.
Site Oficial dos filmes sobre Hunter Thompson:



Alvaro parabéns pelo seu blog, está show. E as aulas da Marli sobre gonzo rendeu um belo um aprofundamento para vc……
bjs
Lidia