Em defesa do Tiririca

Postado no dia: 27 de September de 2010 por Rafael De la Torre Oliveira em Colunistas, Política, Rafael de La Torre Oliveira

Por: Rafael De la Torre Oliveira

Ultimamente, ando recebendo no email e também no noticiário um verdadeiro bombardeio de noticias sobre os mais diversos pontos dos candidatos, o mais visado ultimamente tem sido o humorista Tiririca, que se lança para deputado Federal pelo PR. Outros, combatem a disputa para presidência com muitas outras informações de épocas passadas, dando a entender que o passado condena, ou que, automaticamente pelo seu passado você estará fadado ao presente, dando a idéia que uma pessoa não muda.

As informações que bombam não fazem menção a que contexto histórico candidato X ou Y estavam vivendo, nem o plano geopolítico e econômico do país, recolhem as informações e as jogam no presente momento como se isto fosse fidedigno de nota, ou, um atestado de aprovado ou reprovado. Qual a lógica por detrás destas estratégias? Que, salvo engano, estão sendo usadas por todos os partidos.

Dizem que a primeira coisa a morrer em uma guerra é a verdade. Então, por que as pessoas insistem em repassar informações como se elas fossem verdadeiras? Não vivemos em uma democracia participativa, mas, representativa. Elegemos uma pessoa que vá representar, razoavelmente, as necessidades e interesses de uma determinada população(classe social). A população, não teve participação em nada no processo de escolha de candidato X ou Y não importe a qual camada social esteja, ninguém participa. Então, o que choca ao ver o Tiririca?

A verdade.

Tiririca, mestre do humor, diz e joga na nossa cara a verdade.’’ Você sabe o que um deputado faz? Nem eu, vote em mim que eu irei descobrir.’’. Em geral, não sabemos lidar com a verdade, pois vivemos constantemente em uma ‘’guerra’’. Não estamos acostumados com ela e invariavelmente, evitamos ela a todo o custo, em todas as esferas de nossas relações, pois, afinal, as mentiras são doces, as verdades são amargas.

As ultimas acusações sobre Tiririca são de impostos sonegados e que ele seja analfabeto. Outras verdades, afinal, quantos eleitores não sonegam impostos e quantas crianças são analfabetas? Só que desta vez, usam estas informações como verdadeiros delitos. Ser analfabeto é um crime? Ou é uma verdade incomoda do nosso fracasso democrático.

Qual a diferença do Tiririca para qualquer outro candidato que já começa o discurso seu falando: ‘’ Sou médico, sou advogado, sou contador, sou, sou, sou’’. Que o que importa não são suas qualidades pessoais e supostos projetos, mas o título que você carrega. Tiririca, faz o contrário, demonstra não ter títulos e que todos nós somos ignorantes eleitores. E isso, sem duvida, incomoda, revolta, afinal gostamos de nos enganar e um sujeito chega falando assim, sem mais nem menos, o que estamos fazendo há anos? Caça as bruxas.

Ou ao Bruxo, que na antiguidade era a pessoa que desvendava as revelações.

Então, deixo as notas:

1)      Não sou a favor de nenhum partido que vá procurar celebridades para ganhar votos, qual que seja está usando a mesma estratégia do suposto rival.
2)      Contradições das informações que chegam: Falam tanto da bolsa família, porém, nunca vi uma crítica sobre a Bolsa CNPQ e demais que são bancadas por todos, mas que não vem um retorno civil dos estudos, apenas para o pesquisador.
3)      Cuidado: Informar não é comunicar.
4)    A imprensa, qual é o partido que ela pertence?

Deixo a dica:

Imagem: Retirada do Blog: http://icemcaraubas.blogspot.com

  1. leo says:

    Ora, num país em que os tributos são desviados de suas finalidades para as contas dos vermes corruptos, e do que é empregado, boa parte acaba sendo desperdiçado, que mal há no humorista sonegar impostos? Ao contrário, sou totalmente favorável à sonegação. Melhor do que sustentar corrupção!
    De repente o tiririca pode ser um bom representante!

  2. Marilia says:

    Defendo o que disse: como cidadã, me sinto muito bem representada pelo Tiririca. Nada melhor do que um palhaço para representar um cidadão palhaço!
    O que acontece é que a presença do Tiririca nos faz abrir os olhos pra coisas que muitas vezes não queremos ver ou aceitar.

  3. Ulisses says:

    Fantástico. Concordo em grau, número e gênero.
    Estamos sendo enganados, ou melhor, nos deixando enganar o tempo todo.
    Aí eu pergunto, qual a diferença entre o Tiririca e o Maluf?
    Sinceramente, não sei…

  4. Silvina Macedo says:

    Abri em (26/01-hoje) esta matéria do Tiririca. Mas concordo de que as mentiras são doces, as verdades são amargas. Preciso divulgar esse material (rico) em favor de um cidadão pobre. (por que não se comrrompeu!) Vamos fortalecer o Tirica para não entrar nessa cilada!Sem dúvida que isso incomoda muita gente.

Você deve se logar para comentar.