NotÃcia reproduzida do portal Folha On Line

CPTM voltou a operar Expresso TurÃstico para Paranapiacaba neste domingo; trem partiu à s 8h30 da estação da Luz, em SP
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) voltou a operar na manhã deste domingo o Expresso TurÃstico para Paranapiacaba, vila histórica que faz parte de Santo André (Grande São Paulo). De acordo com a assessoria da CPTM, o trem partiu exatamente à s 8h30 da estação da Luz (centro de SP) como estava programado.
As viagens serão feitas por uma composição dos anos 60 que foi recuperada e tem capacidade para 174 passageiros. Segundo a assessoria da CPTM, o trem partiu lotado da estação da Luz. O retorno para São Paulo é às 16h30.
O expresso turÃstico funcionará quinzenalmente, aos domingos, alterando com o roteiro para a cidade de Mogi das Cruzes. Além da estação da Luz, os interessados poderão embarcar também na estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Grande São Paulo).
O preço da passagem é R$ 28 para quem pega o trem na Luz e R$ 25 na Prefeito Celso Daniel-Santo André. Haverá desconto de 50% para quem comprar até três passagens adicionais.
O trem que fará a viagem é o mesmo que faz os roteiros de Jundiaà –que acontece todo sábado– e Mogi das Cruzes– que acontece quinzenalmente aos domingos. Ele é composto por dois carros Budd-Mafersa da década de 60 cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e recuperados pela CPTM. Os carros são tracionados por locomotivas a diesel (uma delas General-Electric U20C, fabricada na década de 60, e outras duas ALCO RS-3, fabricadas na década de 50).
No inÃcio de setembro, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) concedeu autorização para a CPTM iniciar os serviços. Uma viagem teste foi realizada com sucesso no dia 5, para que fossem feitos todos os ajustes necessários antes do inÃcio da operação.
As passagens podem ser adquiridas diretamente na bilheteria da Estação da Luz, entre 6h e 18h30, ou na bilheteria da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, das 8h às 17h. A disponibilidade de lugares para os três destinos pode ser conferida no site da CPTM (www.cptm.sp.gov.br).
HISTÓRIA
A Vila Ferroviária de Paranapiacaba foi criada para abrigar operários da São Paulo Railway, responsáveis pela implantação do sistema ferroviário que atravessa a Serra do Mar e, posteriormente, por funcionários que cuidariam da manutenção do sistema.
A construção da ferrovia, em 1860, foi importante para a expansão do café no interior do Estado e para o escoamento da produção com maior facilidade para o porto de Santos.
Imagem: Divulgação
Colaboração: Graziela Santolia via Facebook


Mano. Eu e a Ju estamos nos programando para fazer este passeio. Eu assisti a matéria que passou em uma emissora de televisão e achei que era o momento de levar a famÃlia para conhecer o local.
Obrigado por esta informação.
Abraços – FG